POSTAGENS RECENTES NO BLOG

Amadora, metida a poeta. Não me levem muito a sério...rss!

ANTECIPANDO A VIAGEM


MINHA LOUCURA


Essa loucura 
é o deserto que atravesso
por dias abrasivos
e noites geladas
escuras ou enluaradas

É o medo da morte
é o desassossego da vida
impulso de apagar a vela
sem sequer uma despedida!
Sandra May



Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. 
Pesquisa: (CVV (Centro de valorização da vida) Entre no site através do link e saiba mais.





10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Pense nisso!




A gente pode ouvir com atenção uma pessoa deprimida, não menosprezar a fragilidade de uma pessoa em estado de depressão, podemos emprestar os nossos ouvidos e um pouco do nosso tempo...
Existem também  instituições religiosas, independente de denominações, que oferecem apoio, assim com  irmandades :  AA (Alcoólicos Anônimos)
                      NA (Narcóticos Anônimos)
                      NA (Neuróticos Anônimos) .
                      CS (Compulsivos sexuais anônimos) e outros

programa de Doze Passos (twelve-step program) é um programa criado nos Estados Unidos em 1935 por Bill W. e Dr. Bob S., inicialmente para o tratamento do alcoolismo e mais tarde estendido para praticamente todos os tipos de dependência química e compulsões. É a estratégia central da grande maioria dos grupos de mútua-ajuda para seus tratamentos, sendo mais conhecidos no Brasil os Alcoólicos Anônimos (e grupos relacionados como Al-Anon/Alateen, voltados às famílias de alcoólatras) e Narcóticos Anônimos.
Hoje há outras organizações e movimentos que adaptaram um método idêntico, de igualmente "doze passos", para diferentes "tratamentos" nomeadamente o Movimento da Transição para a "recuperação" das cidades e populações no geral.

"Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. Os homens e mulheres que se consideram membros de A. A. são e sempre serão alcoólicos.

Podemos substituir a palavra Alcoólicos por qualquer outra que represente compulsão.

    Nas paredes de milhares de salas de reuniões de A.A., pode-se ver em pelo menos cinco idiomas,a seguinte invocação:
Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessária 
para aceitar as coisas que não podemos modificar, 
Coragem para modificar aquelas que podemos, 
e Sabedoria para distinguir umas das outras.
Não foi A.A. que a criou. Diferentes versões têm sido empregadas através dos séculos por várias crenças, e esta é de uso corrente hoje em dia tanto fora de A.A. como dentro da irmandade. Quer pertençamos a esta ou àquela igreja, quer sejamos humanistas, agnósticos ou ateus, a maioria de nós achou nestas palavras um guia maravilhoso para alcançar a sobriedade, continuar sóbrio e desfrutar de uma vivência sóbria. Quer consideremos a Oração da Serenidade uma verdadeira prece ou apenas um desejo fervoroso, ela oferece uma receita simples para uma vida emocional saudável.                       

25 comentários

  1. 💣Eu convivi bem de perto com "a falta da vontade de viver".
    Vi de perto e eu mesma passei por esse deserto até meus 16 anos. Sobrevivi e o auto conhecimento me fortalece todo santo dia e a cada instante renovo minha vontade de viver. Nem religiosos ou terapeutas podem falar melhor que um "sobrevivente". Mas é preciso olhar com carinho e respeito por quem vive sob a tutela da falta de vontade de viver todo instante, seja lá por qual motivo seja.
    Já fui e sou constantemente criticada por escrever
    textos que exaltam as coisas positivas da vida e as pequenas conquistas de cada instante, mas só quem já teve ou tem oportunidade de pensar ou de tentar abreviar "a viagem" é que entende o valor das pequenas conquistas. Recebo emails ou mensagens que relatam ter um texto, verso ou imagem de minhas
    publicações, acendido uma fagulha da vontade de viver de alguém. De momento em momento vejo que faz tempo que a vontade de viver não me deixa.
    Gostei muito Sandra de ler e de escrever um tantinho sobre o assunto. Sou solidária a campanha, aos familiares e amigos que vivem sob essa ameaça muda, surda e constante.
    Toda publicação é fantástica e útil.
    😘Bjins e Abraço (gostar)
    💌CatiahoAlc. (só uma sobrevivente)

    ResponderExcluir
  2. Lindo teu poema e o texto muito bem trazido. Importante texto e serve de alerta pois parece cada vez mais vemos isso acontecer! beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha amiga virtual de tanto tempo...
      Muito obrigada pelo elogio ao meu poema. Quanto ao mais, precisamos sim alertar o quanto pudermos, é nosso dever, uma vez que fazemos parte do Todo!
      Beijos e linda semana pra você também.
      Linda semana pra você também, bjs!

      Excluir
  3. Oi Sandra! Como saber o que há por trás de cada vida, ainda mais em tempos que o virtual é uma extensão dos cérebros humanos nesta conexão louca...
    A humanidade apesar de toda evolução cientifica e tecnológica está cada vez mais desumanizada, não é de estranhar que os suicídios tenham aumentado tanto.
    Não acredito que por fim a vida seja um impulso, mas um plano milimetricamente planejado ao longo dos dias e noites tão bem ilustradas com seu belo poema.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, vou te falar: Como você é inteligente e sensível!
      Seu comentário me pareceu perfeito, e sendo eu a autora do poema preferia que ninguém tivesse observado o que você observou, "que o impulso é um plano milimetricamente planejado..."mas quem tá na chuva é pra se molhar rsrs!
      Algumas vezes pensei que gostaria de não mais viver, planejar suicídio não pensei, porque me incomoda demais o fato de me encontrarem morta, sei lá com que aparência...me recuso a deixar esse legado de dor para minha família! Mas existem outras formas de morrer, por exemplo: de tristeza, de falta de perspectiva, por se sentir ausente da realidade...acontece suicídios em grande número entre a população indígena e nem precisamos falar sobre as razões pois elas são óbvias.
      Entre os escravos era comum o Banzo, uma tristeza que os levava a morte. Nós podemos escolher morrer ou viver até quando quisermos ou suportarmos. Vivemos tempos tão rasos, tão superficiais que nossa maravilhosa complexidade fica reduzida a uma visão tosca, patética e bizarra.
      Eu, pessoalmente sou feliz. O que não quer dizer que não me entristeça, mas não tem como não ser feliz se eu respiro e quando o faço me sinto como se fosse uma baleia nadando no mar. Ela está envolvida pela água, esta entra pelo seu corpo e sai. Eu vejo a água e fica claro que ela é um com a água...assim é comigo: não vejo concretamente o ar, e no entanto já sinto esse envolvimento, essa unicidade. O ar é meu ambiente, ele entra no meu organismo, realiza suas funções e sai para realizar outras funções no meio ambiente. Isso é maravilhoso. Eu não nado no ar, mas me desloco com leveza afastando as moléculas do ar e vou ocupando outros espaços. Me sinto plena de vida e isso me faz feliz; o ser, o existir. Até o saber que deixarei de existir me fascina, mas não como suicídio...
      Querida, nem vou conseguir consertar meus erros de gramática, pontuação,concordância e tal. Deixo pra você ler com o conhecimento que tem. Estou certa que vai entender.
      Um abraço fraterno e uma ótima semana a você e sua família.

      Excluir
    2. Que descrição maravilhosa de como se sente em relação ao seu existir...coisa mais linda do mundo essa comparação com a baleia...o fluir da vida e consciência...Acho que deus é isso e jamais teria sabido explicar com tanta poesia e talento.
      Não ligo para esse trem de gramática, não, a comunicação vai além dela, nem sempre volto para corrigir pontuação, seu texto está perfeito, Sandra!
      E obrigada pelo inteligente, sou não, mas a sensibilidade me ajuda a r, ou pelo menos tentar, compreender as coisas da vidas.
      Obrigada pela resposta tão enriquecedora, abraço!

      Excluir
  4. Já perdi vários amigos por suicídio. O acontecimento foi surpreendente para todos, pois jamais demonstraram qualquer tendência. Sequer mencionaram a opção em conversas. Não sei se é possível saber, objetivamente - em alguns casos -, o que impulsiona as pessoas a isto. Aliás, acho que todos nós chegamos a considerar a possibilidade em alguns momentos de nossas vidas. Atualmente, no Brasil, a pulsão de morte, como diria o Freud, deve estar altíssima. Eu, pelo manos, estou na completa escuridão existencial em decorrência da situação política. Entramos, parece, num beco sem saída, de tão acuados ficamos pelas forças do mal. É a mais escura das horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eugênio!
      Suas considerações sempre foram e serão especiais para mim. Diante do conhecimento que tem, da sensibilidade, imparcialidade e lucidez com que analisa, só me resta respeitá-lo e agradecer, Professor!
      Também estou, e você deve saber disso, nessa escuridão existencial e já cheguei cogitar ir definitivamente pra Pasárgada, onde também sou amiga do Rei. Mas, só cogitei...não vai passar disso porque a dádiva da vida é maravilhosíssima.
      Sei que você me compreende, como alguns outros amigos também. O mais a gente vai tentando deixar bons exemplos: quem sabe a gente toca algum coração...
      Volte sempre, meu amigo!
      Um dia desses quando for a Niterói, dou um toque e podemos tomar um café (eu) e uma cachaça (você) rs rs!
      Também quando quiser trazer a família pra passear aqui na minha amada terra eu faço questão de "paparicar" vocês.

      Excluir
  5. Não sabia. Há uns 10 anos o meu vizinho do rés do chão enforcou-se de madrugada no quintal. Tinha pouco mais de 20 anos. Foi um choque quando ouvi os gritos da mãe, abri a janela da cozinha, moro no 1º andar e o vi. Levei quase um ano que não conseguia estender a roupa. Tive que colocar um estendal na varanda da sala.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Elvira!
      Obrigada por sensibilizar-se com a postagem e ser mais uma a dar um depoimento.
      Mesmo não sendo daquelas postagens em que dizemos nos comentários palavras como: lindo! Maravilhoso, Adorei... parece que algumas pessoas estão se sensibilizando e comentando com sentimento solidário.
      Imagina o que sentiu a mãe desse jovem??? Eu não sou capaz de imaginar tanta dor e solidão.
      Um abraço fraterno aqui do "nosso" Brasil.

      Excluir
  6. Olá Sandra querida


    Precisamos não somente olhar os outros, mas tentar enxergar às suas necessidades... As vezes somos surpreendidos por situações que poderiam ser evitadas se tivéssemos tempo...

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da observação, Ani!
      Não somente olhar os outros, mas tentar enxergar as suas necessidade. E tentar, pelo menos tentar fazer alguma coisa e a tempo...
      Abraços e muito obrigada pela participação.

      Excluir
  7. Boa noite, querida amiga Sandra!
    Estive conversando com uma vizinha que está fazendo sua conclusão na Pós e fiquei espantada do altíssimo índice de suicídio no ES e no interior, inclusive.
    É muito pior do que imaginamos.
    São muito os fatores e nenhuma família está livre de ter um 'caso'deste cruel acontecimento...
    Inclusive, ouvi anteontem uma conversa entre duas pessoas de uma igreja cristã que estavam mais preocupada que os suicidas não teriam perdão do que com o problema em si...
    Enfim, a própria situação do Brasil e outros países pode acentuar está dolorida questão que é preocupante demais.
    Oxalá tenhamos meus oportunidades a todos e carinho no trato para que as pessoas não cheguem ao último grau da depressão!
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *tenhamos mais oportunidades ...

      P.S. Há dois meses o filho do meu primo (estudante de medicina veterinária) se enforcou lá onde morava no CE. Triste demais! Primeiro caso da família...
      Bjm de bom dia, minha amiga querida.

      Excluir
    2. Tenho ouvido dizer que é cíclico, Rosélia. E faz sentido. A humanidade dá um passo à frente e depois dois atrás. Pense na idade média!
      Estamos entrando na idade da cegueira por conveniência e covardia, sem falar na ganância.
      Tá ruço, gíria que foi muito usada no Brasil quando se queria dizer que estava difícil, complicado...
      Bjs!

      Excluir
  8. Hoje o Elevador Lacerda se vestiu de Amarelo na noite de Salvador.
    Boa ideia esta inspiração sobre este ato, que tem crescido no Brasil e principalmente em cidades industriais conforme pesquisa em anos anteriores. O (C V V) tem feito bons trabalhos neste campo, mas muito ainda há que se fazer, para frear o ato.
    Boas informações Sandra e que possa chegar à todos lares e que toda família saiba agir em tempo.Eu perdi dois primos afogados por suicídio e alguns amigos em Minas, quando passou a ser uma preocupação local.
    Abraços amiga e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. toninho, lamento sinceramente por seus primos e seus amigos...Todos nós conhecemos e até temos, muitas vezes algum familiar que tenha cometido suicídio. O ( C V V ) é aquela boia lançada aos afogados enquanto aguardam o resgate.
      Abraços também, Toninho e boa continuação de semana!

      Excluir
  9. Já estava sentindo sua falta, Rosélia...risos carinhosos!
    Obrigada por participar com tanta equidade. O suicídio ainda é um tabu e esses casos onde a religiosidade julga e condena sem nem mesmo se consternar com o sofrimento de um irmão é muito triste. Tem pessoas que são incapazes de serem solidárias com as outras e algumas querem mesmo é ver o circo pegar fogo. É a vida...esfregam até as mãos de entusiasmo ao tomarem conhecimento de desgraças. Temos visto no Brasil um acirramento da violência, do desamor. Uma tragédia, um circo de horrores. Não sei onde e no que isso tudo dará. Deus guarde a todos nós.
    Abraços petropolitanos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga! Tenho passado em todas suas postagens porque é minha amiga e porque amo o que escreve com tanta lucidez.
      Fico impressionada como, sem nem sequer conhecermos uns aos outros, a gente se agride e provoca... instiga à briga. Fico imaginando entre 4 paredes, como não será conviver com muitos de nós... sai do face fofoca e foi ótimo! Coração fica mais puro de imundicies de toda sorte.
      Amo conversar com minha amiga e talvez nos vejamos no próximo mês.
      Tenha um dia cheio de bondade e amor no coração, minha querida!
      Bom carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
    2. Disseste bem, Rosélia!
      É lamentável que estejamos disseminando nossas frustrações na internet, quando o bom seria aprendermos uns com outros e melhorarmos como ser humano...só que não!
      Meu blog você pode pesquisar desde 2011, postagens e comentários: não verá agressões, mimimi (fofoca), e tão pouco pessoas se agredindo e jogando uns contra os outros.
      Também excluí minha conta no face book tem quase 1 ano. Deu trabalho mas consegui. Perdi todas as fotos, um acervo razoável de material que fui reunindo com o tempo. Mas hoje sou outra pessoa...
      Tenho uma conta no Instagran com pouquíssimos amigos e quase nenhum parente, acredite.
      Interessante é que tem o whats app onde podem se formar grupos e trocar figurinhas a vontade, mas parece que o desejo é expor e ridicularizar os "amigos"...mas um dia creio que ainda usaremos a internet para o bem
      (já sei até que vão rir de mim, me chamar de tola e quixotesca). É que eu sou poeta e meu mundo é o da lua, onde pretendo continuar.
      Bjs e obrigada pela solidariedade. Diz um ditado que: Os cães ladram e a caravana passa" pois é!!!

      Excluir
  10. Boa tarde Sandra!
    O seu poema está lindo!
    O seu poste é muito pertinente amiga... na realidade todos os dias nos chegam através do écran dos nossos televisores, noticias que nos deixam muito preocupados... com a nossa sociedade, são pessoas que se matam; outras que se matam umas às outras... e é assim todos os dias.
    Gostei de ler toda a sua chamada de atenção, para os perigos eminentes de hoje, principalmente para os nossos jovens!
    Tenha dias felizes, de amor e paz!
    Beijo com meu carinho no coração💖💥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua participação, Josélia.
      Quando a gente se preocupa com as pessoas de um modo geral estamos gerando e emanando energias boas para toda a terra, e, consequentemente retorna a nós e aos nossos familiares...já não basta cada dia o seu mal? Como disse Jesus...
      Beijos e abraços fraternos!
      Volte sempre que desejar, fico feliz com as interações saudáveis e de boas palavras.

      Excluir
  11. Belo Poema! Auuuuuuuu! Com licença deixo aqui um texto sobre o mesmo tema
    https://tomvitalabsinto.blogspot.com/2012/02/transiberiana-do-alem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Tom Vital!
      Gostei de ter recebido o texto, vou postar aqui pela campanha de Prevenção ao Suicídio.
      Abraços, meu amigo!

      Excluir

Deixe seu contato para receber notificaçõe por e mail