POSTAGENS RECENTES NO BLOG

Amadora, metida a poeta. Não me levem muito a sério...rss!

FELIZ ANIVERSÁRIO, MINHA MÃE!

Caso minha mãe estivesse aqui ainda, hoje seria seu aniversário de 90 anos.
Não sei como foi com vocês  (aqueles que não tem mais a mãe presente) mas comigo foi uma experiência devastadora. Tinha e tenho ainda uma ligação espiritual forte com aquela que me deu à luz, que lia poemas pra mim,que me levava ao cinema e ao teatro, que me apresentou à literatura e ao mundo das artes. Era uma mulher simples,  porém intensa. Era Helena, a minha Mãe, gente!


Assim pintei o retrato dela

Ela tinha um olhar triste e distante

 Eu, a única filha

Em dia de primeira comunhão

Não ficou pedra sobre pedra...


Pra ela eu escrevi este poema:

MÃE

De tantos dias esperando
Incansavelmente não perdeu a fé
De chegar não se sabe onde
De encontrar-se com  não se sabe quem
Assim os dias foram passando
Moídos com mãos pacientes
Desfiados um a um

E tantos tempos foram passados
Que sua pele enrugou-se em vincos
Como sulcos de terra seca
Como verniz velho, craquelado
Como das árvores muito velhas
As velhíssimas árvores avós

E os sonhos?
Ah, os sonhos!
Aqueles se mantiveram intactos 
Havia bebido da fonte da juventude
Porque ela conhecia O segredo

Das lembranças ?
Guardava as bandeiras brancas 
Tremulantes em varais ao vento
Roupas enxaguadas em águas de anil
Coisas do passado

E dos dias de luta restou a paz
Da certeza do papel cumprido
Dos travesseiros livre dos espinhos
Dos lençóis de algodão macios

Assim dormiu
Deixando meu coração tão vulnerável e oco
Assim dormiu
Em começo de noite
Deixando minha vida em total eclipse
Congelado momento
Assim dormiu minha mãe
Assim dormiu a minha Mãe.

Sandra May

Postagem original do ano de 2012 MÃE

12 comentários

  1. Meu Deus... que belo poema, quanto sentimento e amor, amiga!
    Sim, é o chão que desaparece. Antes disso acontecer, de perdermos nossos pais, nossa mãe, não temos a dimensão que seria o estrago. A minha me deixou 1 ano após meu pai nos deixar.Morreu no dia em que nasceu! Incrível!
    Tentei, tentei que ficasse mais tempo, mas tudo em vão. Deixou uma saudade incrível, um pensamento diário. Te entendo...
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  2. Que emocionante e tão lindo! Ela de onde está sente todo teu carinho e amor! A minha está fisicamente apenas aqui, há dias de Não completo, outros mais ou menos... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Não importa quantos anos você tem, você sempre quer o amor e a aceitação de sua mãe

    ResponderExcluir
  4. Eu que fui subtraída da minha mãe, e tive uma mãe adotiva, pior que madrasta, não sei avaliar com precisão a dor da perda d'uma mãe. Seu poema expressa grande amor e saudade, lindo de se ler.

    bom dia e bom feriadão.

    Deixo o link do blog lá tem festa, se puder e desejar apareça.

    https://dinaviajantedotempo.blogspot.com/2020/02/amanha-2202-dia-de-festa-no-blog-venham.html

    bjss

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso, Sandra...Difícil falar quando se está acometido de emoção, a música, o poema, as fotos...tudo lá de dentro da alma.
    A trajetória dela foi bela e deixou uma herdeira única dessa beleza existencial.
    Abração, bom feriado e parabéns pelo post, é um presente!!

    ResponderExcluir
  6. Um poema muito profundo e belo.Digno da grande poetisa que você é.Auuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde de paz, querida amiga May!
    Que lindo!
    Um poema extraído do fundo da alma, da sua entranha, da essência amorosa do seu 💙.
    Parabéns por exprimir sua saudade de forma tão poética!
    Tenha dias de serenidade, amiga!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  8. Linda inspiradora mãe Sandra. Uma lembrança viva, que inspira e até lhe conforta pelos bons momentos vividos.Uma saudade que não conseguimos explicar além do inspirar continuamente.
    Belas imagens no arquivo.
    A minha foi com 95 e eramos do mesmo mês em Peixes.
    Paz e alegria na época de Momo.
    Carinhoso abraço Sandra.

    ResponderExcluir
  9. Sandra,
    Quando entramos neste total eclipse diante das nossas perdas... Pais, esposa/marido (mães que perdem seus filhos), não é fácil! Saudades, é só o que sentimos daí por diante.
    Eu tenho uma frase minha que diz:

    “A palavra PERDA é estranha, pois, não combina com o humano!”

    O poema é enternecedor e igualmente belo!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. A minha experiência também foi devastadora.
    O poema dedicado à sua mãe é belíssimo, gostei imenso.
    Sandra, tenha um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Minha relação com ela foi um pouco distante, devido aos outros seis irmãos da família e etc. Aceitei com naturalidade a morte de pai e mãe. Mas como eras filha única, a relação era em "oto patamar", como dizem os flamenguistas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite minha querida!

    Depois de uma temporada afastada dos bloggers e sem o poetizando, o coração apertou com saudade e aqui estou com o convite para iniciarmos a segunda edição- nº 01.
    Ficarei feliz com sua participação neste projeto, pois você com poesias, pensamentos ou mensagens, enobrecerá a BC. Nos visite, e saibas mais sobe a BC, uma brincadeira sem competição.
    Nesta edição, postarei de 15 em 15 dias, ou seja duas vezes ao mês, para que haja tempo para todos participarem e visitar os amigos e amigas participantes .
    Espero, sugestões, pois este projeto já não é só do meu blogger e nosso!

    Com o pensamento do grande Vinicius de Moraes, fortaleço o convite, que é do fundo do meu coração.

    ”Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia”.


    Abraços da amiga Lourdes Duarte

    https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu contato para receber notificaçõe por e mail