POSTAGENS RECENTES NO BLOG

Amadora, metida a poeta. Não me levem muito a sério...rss!

O CORAÇÃO DO BRASIL

No dia 6 de maio de 2015 eu escrevi esse texto
Sem mais...



segundas ou quintas-feiras
todos os dias são iguais
amanhece, entardeço
anoitece, amanheço

todos os dias são iguais
se chover, brilho
à luz do sol, chovo
todas as noites são iguais

amanhecerá?
virá o renovo?

virá um outro dia
sem tanta esperança
quebrada está a aliança
no coração do Brasil...

todos os dias são iguais
se faz verão, esfrio
em noites frias, aqueço
todas as noites são iguais

reflito: Brasil,
qual o seu preço?
desconheço...
aturdida, adormeço
sem sonho
amanheço febril.
Sandra May/2015



27 comentários

  1. Bela poesia e vale a reedição! Fortes palavras que mostram o astral do Brasil...beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso chica!
      Tô começando a sentir o tal do "ranço", como dizem agora.
      Bjs amiga e ótima semana de alegrias!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, Elvira, pela sua presença e comentário.
      Tenha uma semana proveitosa!

      Excluir
  3. Que sensação horrível esta de que não importa o que aconteça, o que se faça, tudo se repetirá...Como não acordar de um pesadelo.
    Seu poema é o relógio do nosso cotidiano brasileiro. O que mais dói é ver pessoas achando legal, necessário, estimulando...
    Sinta-se abraçada, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, gostei do seu comentário, mas não quero passar desesperança para os amigos.
      Vamos então, como todos dizem, renovar as esperanças!
      Um abraço apertadinho, como dizem as blogueiras portuguesas, muito carinhosamente.

      Excluir
    2. Sandra, sinceramente não vejo esperança a curto prazo. Nem que todas as expressões artísticas se calassem eu me sentiria menos entristecida com o mundo insensível, intolerante, sem respeito, sem valores éticos...
      Obrigada pelo abraço, amiga!

      Excluir
  4. E o preço é bem alto, como mais tarde se haveria de ver...
    Excelente poema, gostei imenso.
    Sandra, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaime.
      Realmente foi caro, está sendo caro e não sei como pagaremos a conta.
      Um abraço e ótima semana!

      Excluir
  5. Um poema fantástico que adorei!
    Um abraço
    :)

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida MAY!

    Você escreveu esse poema em 2015. Noto tanto desencantando nele já nesse tempo! Talvez, tenha tido e tenha ainda, atualmente, motivos para isso, mas tenha confiança e esperança, pke o mundo é composto de mudança, como diz uma canção portuguesa.

    Não sei quem é o ator de que fala em seu comentário lá no meu blog (já pesquisei no Google, mas não o conheço), mas como ator, acho k ele pode encarnar todas as personagens, que desejar, se tiver talento pra isso. Sabe, eu acho que os brasileiros, em geral, são bons atores, pke são versáteis, alegres e carinhosos, ao contrário do temperamento do povo português. Deve ser coisa do destino, do fado -rs. Acho a ideia de ele se ter tornado "Presidente Interino" do Brasil, mto divertida, até. Que continue o êxito, a liberdade de expressão e a boa disposição.

    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sandra. Não sei exatamente quais foram as questões que passaram pela tua mente ao escrever esse poema, mas acredito que, ao trazê-lo de novo, fizeste um paralelo com o presente, e sinto que posso me identificar com algumas dessas palavras - que transmitem uma certa crueza, um descontentamento, e com razão de ser. Mas, como escreveu o Chico Buarque, "amanhã há de ser outro dia". Não esqueçamos, nada é, tudo está. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ulisses!
      Expliquei por alto no comentário que fiz a El Baile de Norte.
      Obrigada pelas palavras de incentivo e esperança, você é um querido.
      ótima semana!

      Excluir

  8. Olá Sandra, eu não sei as razões mas acho que a decepção persiste apesar dos anos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação política sempre foi complicada, mas em 2014 quando começaram a esboçar o desenho do que seria o golpe de 2016 o Brasil foi virado pelo avesso.
      Tem sido anos e dias de conflitos entre a sociedade, amigos e até entre familiares. Nós de esquerda somos chamados de esquerdopatas, mandam-nos pra Cuba ou Venezuela...quase não tenho mais amigos e pouco posso me expressar, porque logo vem ofensas e deboches. Todos os dias são estressantes, todos!
      Antes de 2014 os meus poemas eram bem diferentes... agora não vou mais chorar as minhas decepções, prometo "coisas" mais leves.
      Um abraço, Toño!

      Excluir
  9. Grata, querida MAY pela sua gentil visita e comentário tão inteligente, aliás, na mouche!

    Beijos e bom fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma querida, poetisa!
      Bjinhos e bom fim de semana.

      Excluir
  10. Gostei deste poema, Sandra!
    Haja esperança num melhor futuro.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esperança sempre dá um jeito de nos iludir, mas ajuda muito a suportar as dores do ser.
      Um abraço e muito obrigada pela sua visita.

      Excluir
  11. Querida Amiga.
    Não sabia que lhe devia um comentário, apesar da poesia
    ter sido publicada durante a minha pausa. Regressei no
    dia do pai a 19 de Março.
    Fez muito bem reeditar, o poema é de uma atualidade e
    pertinência surpreendentes e reflete bem o sofrimento
    de vivenciar o país amado em profunda crise de valores.
    Lamento muito, pelos meus amigos e pelo Brasil.
    O meu terno abraço.
    ~~~~~~~~
    ~ Ps ~
    Sandra vinha comunicar-lhe que estou desolada...
    Procurei tudo e não encontro o seu endereço eletrõnico.
    Peço que me conceda o meu perdão.
    Agradecia o favor de me enviar para
    avivenciaravida@gmail.com
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras solidárias e ternas, e, também pelo terno abraço.
      Bjs!

      Excluir
  12. Boa noite de esperança, querida May!
    Todos estamos desolados...
    A alegria está fatiada para nós, brasileiros.
    Entretanto é preciso tentar adormecer a falta de esperança por mais difícil que nos parece, amiga.
    Tenha dias felizes e abençoados por Deus!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. E o duro de tudo isto amiga,
    é saber que nada mudou ou piorou.
    Como não encontrar saída e viver sob tensão e angustia.
    Vivo estes sentimentos no momento amiga.
    Bom estar aqui.
    Abraços com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que retrocesso, hem, Toninho... quantas mentiras...hoje li que bozo afirmou que o nazismo foi um movimento de esquerda. O que é isso, meu amigo? Até onde vai esse trem descarrilhado???

      Excluir

Deixe seu contato para receber notificaçõe por e mail