POSTAGENS RECENTES NO BLOG

Amadora, metida a poeta. Não me levem muito a sério...rss!

CANTO A DIONÍSIO E APOLO




Dionísio e Apolo
Pelo amor de Zeus deem-me descanso
Vós que partilhais o meu corpo, a minha alma
E meu espírito
Não se cansam jamais?
Óbvio que não, são deuses!
Eu, simples mortal
Escrava dos vossos caprichos
Me embriago à noite, e, me reviro pelo avesso
Desta vida
Amanheço um vento moroso
Que se segue à orgia
Da noite passada e mal dormida
Amanheço culpada e dividida  (sou toda  caos e razão).
Sandra May 



Apolíneo e Dionisíaco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os Bêbados (Triunfo de Baco) por Diego Velázquez, 1629.
Apolíneo e o Dionisíaco é um conceito filosófico e literário ou dicotomia, com base em certas características da antiga mitologia grega. Muitos filósofos ocidentais e autores literários têm utilizado está dicotomia em trabalhos críticos e criativos. 
Na mitologia grega, Apolo e Dionísio são ambos filhos de Zeus. Apolo é o deus da razão e o racional, enquanto que Dionísio é o deus da loucura e do caos. Os gregos não consideravam os dois deuses como opostos ou rivais, embora, muitas vezes, as duas divindades foram entrelaçadas por natureza.
O Apolíneo é o lado da razão e do raciocínio lógico. Por outro lado, o Dionisíaco é o lado do caos e apela para as emoções e instintos. O conteúdo de todas as grande tragédias é baseado na tensão criada pela interação entre esses dois.



6 comentários

  1. Um belo canto a esses deuses, contraditórios. Adoro Mitologia.

    Seu poema é também contraditório, e por isso merece aplausos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Céu! Volte sempre que quiser...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Fico muito feliz com sua visita e leitura dos meus textos. Obrigada, Tom.

      Excluir
  4. Um texto poético bem interessante e de uma criatividade rara.
    Apreciei a leitura.
    Abraço amigo.
    ~~~

    ResponderExcluir

Deixe seu contato para receber notificaçõe por e mail