POSTAGENS RECENTES NO BLOG

Amadora, metida a poeta. Não me levem muito a sério...rss!

SARAMAGO - OS POEMAS POSSÍVEIS


José de Sousa Saramago ComSE • GColSE (GolegãAzinhaga16 de novembro de 1922 — TíasLanzarote18 de junho de 2010) foi um escritor português.
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões[2], o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.[3] A 24 de Agosto de 1985 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e a 3 de Dezembro de 1998 foi elevado a Grande-Colar da mesma Ordem, uma honra geralmente reservada apenas a Chefes de Estado.[4]
O seu livro Ensaio sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil, Uruguai e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Fiel Jardineiro e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.
Nasceu em GolegãAzinhaga, no dia 16 de Novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento. Saramago, conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi membro do Partido Comunista Português e foi director-adjunto do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco RebelloArmindo MagalhãesManuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado, em segundas núpcias, com a espanhola Pilar del Río, Saramago viveu na ilha espanhola de Lanzarote, nas Ilhas Canárias.
A 29 de Junho de 2007 constitui a Fundação José Saramago para a defesa e difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos problemas do meio ambiente.[5] Em 2012 a Fundação José Saramago abre as suas portas ao público na Casa dos Bicos em Lisboa, presidida pela sua mulher Pilar del Río.
Pesquisa: Wikipédia

8 comentários

  1. Você escreve poemas, que legal. Bem que a Salieri disse que eu estava bem alheia ao que acontece na blogosfera mesmo. Não imaginei que ainda houvessem tantos escritores de blogs... Interessante.

    Gostei muito do seu blog, vim parar aqui por causa da lista da "Confraria dos blogs escritores".

    Nami-Chan
    http://www.infinito3x4.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Que bacana, Nami! Gostaria de conhecer seu blog...vou visitá-lo agora!
      Obrigada por seguir Letras Que Se Movem.

      Excluir
  2. Belo Sandra, as vez o silencio diz mas que mil palavras na hora errada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, muito profundo isso. Mesmo quando o silêncio se faz presente em todos os sentidos, as palavras meio que batalham na mente querendo quebrar o silêncio que nos cala. O ser humano é contraditório.
    Adorei, não conhecia. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que li esse comentário, Dalva. Só agora...desculpas...
      Antes tarde do que nunca, né?
      Obrigada.

      Excluir
  4. ...sinceramente, é para ficar mudo e emocionado em ler essa joia escrita por este ser raro...
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que me sinto diante dessas letras, que formam essas palavras, esses versos, esses sentimentos tão profundos, tão raros...
      Um abraço, Messias.

      Excluir

Deixe seu contato para receber notificaçõe por e mail