POSTAGENS RECENTES NO BLOG

Amadora, metida a poeta. Não me levem muito a sério...rss!

PALAVRAS

Das palavras, as mais simples. Das simples, a menor”

 Winston Churchill




Qual a palavra
Em festa e florida
Coroada de rosas miúdas
E camélias entrelaçadas
Capaz de romper o silêncio
Afiado num esmeril molhado
Que faz uma faca afiada
Degolar um bem querido?

Qual a palavra sagrada
Que tem unguento
Que cura chaga
É proferida na noite
No meio de uma encruzilhada?

Qual palavra é capaz
De passar a limpo
As pancadas
Os castigos sem motivos
Pela embriaguez das madrugadas?

Qual a palavra  perfeita
De poder pra perdoar
O momento que a vida machuca
Sem nem saber porque machuca
Apenas pelo alívio em machucar?

Corre, te esconde
Se proteja
Faz uma prece
Sê batizado
Nasce de novo

Pede pra Ela
Suplica pra Ele
Troca essa pele
Antes que te entreguem 
A vil decrepitude

Antes que te encontres
 Sozinho
Triste e desprezado
Sem teu maior bem:
Tua dignidade

Qual a palavra
Colorida e adornada
Guirlanda enfeitada
Vem acompanhada por harpas
Címbalos e alaúdes
Capaz de romper a madrugada?
A aurora já vem vindo
"Desperta tu que dormes!"
Sandra May


Obs: A primeira e a última estrofe tem oito versos cada. As outras, cinco versos cada. Todas sem compromisso com rima ou métrica.

Ainda não sei quando voltarei a postar com frequência. Eu havia dito aqui que pretendia publicar alguma coisa de 15 em 15 dias, sempre as segundas-feiras. Mas não deu.
Um abraço em todos!



"Se faltar a palavra as Letras Não Se Movem."



Poderá gostar também de:
CLANDESTINOS


52 comentários

  1. Deu pra sentir a intensidade ,profundidade de tuas palavras na poesia! Reflexiva! Adorei! beijos,cuida dos teus olhos! Feliz outubro! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida chica!
      Estou cuidando sim, primeiro dia da semana que estou entrando aqui...não me demorarei, mas comparecerei sempre que der. Já estou me sentindo melhor, um pouco...também tenho reduzido o uso do celular.
      Beijos e bom final de semana.

      Excluir
  2. Pode não ter rima nem métrica, mas tem sentimento, tem vida e morte. Um poema muito intenso.
    Se está com problemas nos olhos, quanto menos tempo no computador melhor. Cuide-se a saúde é o mais importante.
    Abraço e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio e incentivo, Elvira.
      Agradeço também pelas suas estimas.
      Abraços e bom feriado!

      Excluir
  3. Cuide dos olhos, para sempre bem cuidar das palavras. De certo medo, escrever é o que nos redime, não é?

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, Eugênio...
      Suas palavras sempre são sopro, oxigênio.
      Remissão, esse processo que não tem fim...graças dou pelas "palavras", que sim, de certo modo, nos redimem.

      Excluir
  4. Oi Sandra, seu poema é lindo e me remete a busca pela paz quando os caminhos são/estão tortuosos...acordar para a vida que renasce sempre.

    cuide-se, como muito bem disse a pessoa no comentário acima, para sempre cuidar bem das palavras.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me cuidando, Dalva. Depois dessa postagem estou ligando o computador pela primeira vez. Reduzi o uso do celular também, mas fiz alguns, poucos, comentários.
      Caminhos tortuosos entre um amanhecer e outro, pouca esperança e a fé inabalável nas promessas (do meu Deus).
      Muito obrigada pela visita, sempre muito bem-vinda!

      Excluir
  5. Palavras agradáveis à leitura!
    As melhoras e apareça quando puder !!!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite, querida amiga May!
    Cuide dos seus olhos sim e venha quando puder.
    que poema bonito fez pelo nosso amado Brasil que dorme em berco esplêndido!
    Vou esperar sempre sua postagem e sua visita.
    Fique bem, querida!
    Deus a abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão é a palavra, Rosélia. Por perceber tanto carinho nas suas palavras, a mim, e a todos os que visita, e eu leio os comentários.
      Deus abençoe sua vida, sempre!

      Excluir
  7. Olá, parabéns para a poeta pela intensidade do poema, o mesmo faz-me pensar, "Qual a palavra".
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antônio
      Se te disser que nem mesma eu sei como é porque escrevi este texto ...escrevi é estou meditando sobre ele. Até pra mim é uma incógnita, acredite!
      Sei que é feriado hoje em Portugal então bom descanso.
      Abraços brasileiros!

      Excluir
  8. Oi Sandra, bt!
    Poema lindo, parabéns!
    Se cuida amiga, a tela do computador maltrata mesmo a nossa visão.
    Bjssssss e que a semana traga só coisas boas p/vcs é o que eu desejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, dinha!
      Que traga coisa boa pra você, também!
      Bjs!

      Excluir
  9. Auuuuuuuuuuuuuuuuuu! Belo Poema.Em meio a esse caos que tem tomado conta dos insensatos de ambos os lados,eu,também tenho sentido a sua falta.Vê se não some.E obrigado pela visita ao meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, seu lobo!
      Com tanta insensatez de ambos os lados, e não dá nem pra dizer quais os mais insensatos, resta pra nós as palavras e os uivos.
      Vou visitar seu blog mais vezes, pode deixar. E venha quando quiser, é sempre bem-vindo!
      Me envia o seu e mail, Tom. O endereço do meu é arteholistica@bol.com.br
      Abraços, amigo!

      Excluir
  10. Olá, Sandra!
    Gostei de a ver no meu Rol de Leituras e decidi conhecer o cantinho "onde as letras se movem".
    Parabéns pelo belo poema.
    Cuide dos seus olhos, para que nunca lhe faltem as palavras para os versos.
    Vou voltar... para ler tudo.
    Beijo e bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa!
      Volte sempre que desejar. Aqui todos são bem-vindos.
      Um lindo fim de semana!

      Excluir
  11. "Quem é Sandra May". Li com toda a atenção a sua autodefinição e fiquei com uma sensação amarga na boca. Todavia, adorei a sua foto, qdo mais jovem, suponho, e a da nené, creio k sua filha.

    Está tudo aqui, na sua apresentação e nos poemas, sobretudo nesse. Não lhe faltam palavras, não, aliás, nunca lhe faltaram e agora mto menos, pke sabe bem o k é mundo e as pessoas.

    Seu poema revela medo, susto e raiva, mto raiva, mas o mundo é composto de mudança, umas vezes pra pior, na perspetiva de alguns, outras vezes, pra melhor, na perspetiva de outros.

    Tente não sentir assim os acontecimentos e mesmo se sentindo como uma "pedra", se deixe moldar um pouquinho. Os intelectuais, que geralmente estão contra a miséria, corrupção, sacanagem têm casas em Paris e luxuosas moradias no Brasil, onde aterram com seus jatos particulares e bem escoltados. Os pobres, aqueles k eles dizem defender, k se danem.

    Cuide dos seus olhos, bem maior k possuímos. As suas palavras, mesmo 2 vezes por mês serão sempre bem-vindas.

    Grata por sua visita e comentário tão elogioso. Eu sou mesmo sincera e frontal, sempre fui e olhe k por isso já perdi uns tantos amigos, conhecidos e comentaristas. Sem problema! Outros virão.

    Estive lendo o post anterior a esse, com um romântico poema e um fado de Mariza. Gostei mto, obviamente.

    Beijos, as melhoras, bom final de semana e não viva, desse jeito, um tanto amargurada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Céu!
      Estou no celular e volto para falar mais tarde ou amanhã. Posso adiantar que a moça da foto é mesmo a sua amiga MAY, aos 43 anos e a bebezinha é Dominique, minha única
      neta, hoje com 22 anos.

      Excluir
    2. Obrigada pela correção que fez sobre a troca de consoantes. Sinta-se tranquila em citar erros porque assim estará me ajudando.
      Bjs!

      Excluir
    3. Quanto ao que , segundo você, revela o meu poema, penso que analizou muito superficialmente, Céu.
      Uma pedra se molda sim. Citei varias transformações: areia, talco, diamante, cristal, vidro, estrela cadente... a rocha é quase sempre muito resistente e pode se transformar também em belíssimas esculturas!
      A rocha serve de abrigo, sacia sedes, percebe? O tempo também transforma as rochas...
      Eu me sinto muito confortável por me sentir como rocha. Nada que um hábil escultor com um cinzel nas mãos não possa transformar. E tem também o tempo, que esculpe lindamente as rochas, não é mesmo?
      Quer coisa mais gostosa do que ser como escrevi nós últimos versos? Agora seixo, descanso ao sol num poço raso de um rio . Seixo é uma pedra de Rio bem lisinha, que já rolou muuuito pelas águas da vida...
      Quanto aos que cometem iniquidade usando o povo pobre para sua ascensão social e enriquecimento ilícito, que segundo você, viajam em seus jatinhos e possuem propriedades na Europa eu só tenho uma coisa a dizer: Não é por isso que vou deixar de sentir empatia pelos que são enganados, discriminados. Sei que não vou mudar o mundo e nem tenho tal pretensão.
      Vc é psicanalista, Céu?

      Excluir
    4. Esqueci de dizer, Céu, que sou artista. Os artistas são pessoas sensíveis e se forem também amargos, na sua amargura são felizes. Ainda que pareça o contrário.
      Beijos da May Stone

      Excluir
  12. MAY aos 43 anos! Pensei k você na foto tivesse uns 25/30 anos e k a nené fosse sua filha.
    Uma neta já com 22 anos, a da foto, e com um nome excecionalmente lindo (eu e a cultura francesa -rs).

    Apareça, qdo lhe for possível, mas não castigue sua visão.

    Foi só uma troquinha de consoantes, nada de grave, portanto, nada de agradecimentos.

    Beijos e um enorme abraço. Bom domingo!

    ResponderExcluir
  13. QUEM É SANDRA MAY? Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!Li e gostei, demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Tom!
      Olha, querido amigo, que penso que não entenderam nada SOBRE MIM...
      De uma certa forma eu até falo da formação da terra, da explosão do magma, depois das chuvas...
      Mas, como dizia uma pessoa, voltando à vaca fria (que eu não faço menor ideia do que represente essa expressão) se você gostou pra mim tá ótimo, deve ter compreendido.
      Tom, eu não bebo nenhuma gota de bebida alcoólica ha uns 20 anos, como já falei, mas nesses últimos dias tenho tido vontade de tomar um porre!
      Tenho quase certeza que você vai entender esse desejo insano. Preferia, para o bem da sua saúde, que você não bebesse, mas como não posso controlar sua vontade, se beber, beba por mim, tá?
      Uma ótima semana!

      Excluir
  14. Amiga sei que você está brincando:voltar à vaca fria significa:Retornar ao assunto principal.Pode ficar tranquila minha saúde vai muito bem.Nesses tempos de caos quando eu beber,pode ficar tranquila beberei em sua homenagem.Entendi o seu poema.Trabalho com tratamento de minérios e tenho uma noção ainda que básica de geologia.O papel da obra de arte é tocar o espectador, o leitor.E eu fui tocado.Descanse e volte a nos brindar com seus belos poemas.Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tá, então!
      Faz um brinde às letras, nosso refúgio!

      Excluir
  15. OI SANDRA!
    E O PIOR É QUE AO SENTARMOS FRENTE AO COMPUTADOR NÃO SENTIMOS O TEMPO PASSAR E O PREJUÍZO PARA OS OLHOS É GRANDE.
    TE CUIDA AMIGA.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, Zilani. Agora estou usando menos o computador. Durante o dia dou umas olhadas no celular e de vez em quando à noite eu ligo o Lapa top.
      Obrigada pela visita.
      Beijos!

      Excluir
    2. Gente que está lendo e provavelmente rindo, esse teclado arrasa comigo.
      Bom dia pra todos!

      Excluir
  16. Oi, MAY, querida!

    Se você é de Artes, se é artista, então já entendi, razoavelmente, sua forma de ser e estar na vida e a minha análise não está correta. As minhas desculpas.

    Não sou Psicanalista, não, mas estudei Psicologia por dois anos e qdo necessário, qdo alguém precisa desabafar, eu escuto e tento ajudar.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Céu!
      Boa tarde.
      Entendi. Mas não se preocupe em me analisar não porque nem eu mesma me conheço no todo. Em parte sim, alguma coisa...e o que sei sobre mim é como, segundo o filósofo grego, Sócrates, afirmou: "Só sei que nada sei."
      Talvez eu pense que sei em parte ou muito pouco, mas nem isso talvez eu saiba.
      Aqui no Brasil, como você bem deve ter sido informada estamos prestes a ser governados por um homem que afirmou ser necessário matar uns 30.000... e olha que já está defasado! Isso como uma forma de higienização, creia... Um homem cuja campanha tem como lema: "o Brasil acima de tudo e Deus acima de todos."
      O que é que tem uma coisa a ver com a outra? Depois de muito meditar estou achando que está tudo certo no universo.
      Quem sabe não seja (por mais dolorido que possa parecer) resultado da seleção natural? ...é meio nojento, mas, com o tempo todas as angustias e brigas e dissenções causadas por essa dualidade não passarão de conhecimentos através de livros ou serão encontrados na nuvem da internet... porque de nós, não restará um na face da terra. Todos vamos, mais cedo ou mais tarde, como gados se atropelando num corredor afunilado que vai dar no derradeiro final da nossa existência; ainda que aos prantos e aos berros. Todos! Brancos, negros, pobres ou ricos, justos e injustos, seremos todos transformados em pó.
      Penso que nada mais tenho a dizer. Eu também peço desculpas por algum equívoco e agradeço por sua participação no meu espaço de reflexão.
      Um abraço, Céu!

      Excluir
  17. Olá, Sandra.
    Gostei do poema.
    Volte quando puder...
    Os meus olhos também não andam bem.
    Abraço.
    ~~~

    ResponderExcluir
  18. Ola May, a poesia expressa nosso momento com toda carga de sentimentos.
    Eu vivo dias complexos em meio ás palavras, que me levam a passear no passado.
    Gosto deste estilo de escrever
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Toninho!
      Comigo acontece o mesmo. Graças a Deus que não cultivo o ódio em minha vida. Já é suficiente a tristeza...
      Talvez eu nem escreva mais. Não existe clima propício nesse momento, e não quero ser aquela poeta a falar do sangue desperdiçado (já escrevi alguma coisa em 2016 e 2017), da fome e miséria...da ostentação, das banalidades, das mentiras, das corrupções, dos "pequenos" delitos cometidos por aqueles do "bem". Não quero falar das vidas desprezadas.
      Em primeira mão você vai saber que estou criando um blog de fotografias. A intenção é que as imagens falem, porque não tenho palavras...
      Um abraço, meu amigo. Sejamos solidários, porém, pacíficos e não escarnecedores e caluniadores.
      Paz!

      Excluir
  19. Boa tarde, querida May!
    Venho lhe dizer que desejo ir aí agora no qurto sabado de novembro e não quero perder a grande oportunidade de conhecê-la, amiga.
    Sinto falta de amigas boas no real... me mudei e deixei algumas para trás...
    Agende para não termos impedimentos, querida.
    Fique com Deus! Que Ele a Abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Rosélia!
      Que ótima notícia, vou contar os dias...quarto sábado de novembro, se Deus assim nos permitir.
      Será uma grande alegria conhecer e conversar com você pessoalmente.
      Vamos nos falando enquanto aguardamos.
      Petrópolis e eu te esperamos de braços e coração abertos, seja bem-vinda!

      Excluir
  20. Há coisas tão más que não há palavras para as definir completamente.
    Tal como não há para as coisas boas, de resto, como é o exemplo deste excelente poema e de outros que já li da sua autoria. Acrescento apenas os meus parabéns pelo talento literário que as suas palavras revelam.
    Sandra, tenha uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Jaime!
      Grata por suas palavras e obrigada por sua visita.
      Tenha uma boa semana também!

      Excluir
  21. Olá Sandra, td bem?

    Adorei o seu poema, aliás, escrevi um sobre o mesmo tema "Palavras", que vc pode ler no link https://aleciosouza.blogspot.com/search?q=palavras, vou adorar se comentar nele.

    Te desejo uma ótima semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Alécio!
      Espero que tudo esteja bem.
      Ontem li o seu poema sobre "palavras", e deixei comentário. É muito boa essa troca de experiências, obrigada.
      Continuação de boa semana.
      Um abração .

      Excluir
  22. Olá, querida MAY!

    Não sei se esse é ou não o seu mais recente post, todavia reler é sempre agradável.

    Como vai? Seus olhos? Os poupe! E sua filhota e neta? Por aqui, tudo em paz.

    Grata por sua visita e palavras, sempre importantes.

    Beijos e bfds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Céu!
      Estou bem melhor, e meus olhos agradecidos. Tenho participado na blogosfera com menos frequência, o que me deixa em dívida com a visita de várias pessoas nos meu outro blog.
      Minhas filhas (são duas) e minha neta estão bem, graças a Deus! Então, tudo vai seguindo o fluxo, como dizem os flamenguistas, aqui no Brasil...rs rs!
      Quanto ao seu poema, eu já tinha lido ontem à noite. Fiquei maravilhada e nem sabia como comentar, daí deixei pra ler novamente e comentar hoje. Você escreve com perfeição, Céu!
      Beijos brasileiros.

      Excluir
  23. Uma boa semana amiga, apesar dos pesares temos que reanimar e seguir, como naquele caso do homem que perdeu o cavalo e continuou andando. Somos nós.
    Vamos anime-se somos maiores que nós mesmos, temos a poesia como companheira.
    Lembro sempre da musica Terra Plana de Geraldo Vandré.
    Meu abraço com carinho.
    Pense e prossiga amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Toninho!
      Obrigada pelo incentivo, somos nós sim!
      Temos as palavras, que nos redime...prosseguirei!
      Forte abraço, amigo.

      Excluir

Deixe seu contato para receber notificaçõe por e mail