POSTAGENS RECENTES NO BLOG

Amadora, metida a poeta. Não me levem muito a sério...rss!

A INFÂNCIA


A Praça Nossa Senhora da Paz fica situada no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Como quase toda praça ela está diante de uma igreja, do mesmo nome.
Em criança, quando meus pais me levavam ao Rio, mais precisamente à Ipanema, me levavam a brincar nas praças: na Nossa Senhora da Paz, e outras vezes na Praça General Osório. A distância entre as duas é de 3 quadras.
Era tudo bem diferente num passado próximo...Atualmente, as duas abrigam estações de metrô e tem espaços separados para crianças, cães e idosos. O que não está separado pelas grades de ferro, acredito que seja o espaço comum.
 Antes, as praças eram dos namorados e das crianças...eram, mas a vida segue seu ritmo. Não tem mais carrocinha de pipocas nas praças, não tem mais balões coloridos...mas as crianças, pelo menos em Ipanema, ainda podem brincar nas praças.
Um dia desses fui levar a cadelinha, da minha filha, pra interagir lá no espaço pet, da Praça General Osório, que delícia! Os cães brincam e os "papais e mamães" acabam se conhecendo e conversando entre si. Os idosos, a maioria em suas cadeiras de rodas, acompanhados por cuidadoras e cuidadores, impecavelmente vestidas de branco, tem os olhos postos no vazio enquanto seus acompanhantes conversam e falam ao celular. As criancinhas me levaram a reolhar a minha infância. Senti uma imensa alegria e passei a fotografar a nova Praça Nossa Senhora da Paz. São novos tempos!

Como era e como é linda a minha querida praça! 

Todas as imagens da praça são de minha autoria.





 








17 comentários

  1. Que coisa boa rever essa linda praça. Adoro ! E tuas fotos muito bem mostradas! Tri legal! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, não sabia que és gaúcha...rsrs!
      Bjs, dona chica!

      Excluir
  2. Sandra:
    Bela história e lindas fotos.
    Um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, quantas fotos lindas, amei!!
    E essas esculturas, que tudo!!
    O tempo muda as coisas, mas as memórias do que vivemos não. As praças de agora serão memórias de outros lá no futuro.
    Amei ler, Sandra, abração!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita e comentário, Dalva!
    Beijinhos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Bela postagem! Estas obras são maravilhosas! Cada uma mais bonita eu a outra! Parabéns e muito obrigado pela partilha. Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentários, Laerte. Muito prazer em conhecê-los: você e seu blog.

      Excluir
  6. Sandrinha,
    Nessa praça, onde hoje fica
    a estação Ipanema, do Metrô,
    muitas vezes eu fui só para
    tomar água de coco na barraca
    de um senhor português nos dias
    de feira. E ele sempre nos per-
    guntava, se a gente queria com
    muita água ou muita "carne".
    Ele errava na maioria das vezes,
    mas justificava dizendo que o
    coco que ele servia era o melhor
    de Ipanema.
    Oh, figura!
    Na Visconde de Pirajá, ali
    mesmo naquela praça, mais
    precisamente na livraria
    Travessa eu fui à sessão
    de autógrafos da escritora
    Martha Medeiros quando do
    lançamento de um dos seus
    livros. Hoje eu moro na ser-
    ra, mas trouxe comigo a sau-
    dade das pedras do Arpoador
    onde eu fazia os trabalhos
    do colégio sentado em uma de-
    las, ouvindo a água bater a uns
    dois metros abaixo de mim.

    Beijos, amiga e, continue di-
    zendo o que você quiser e do
    jeito que souber que eu me po-
    nho de pé para aplaudi-la.

    Beijos e beijos.


    .

    ResponderExcluir
  7. Há poucos dias eu lá fui, rever os amigos,
    mas não saí do carro. Tive medo daqueles
    moleques correndo atrás dos banhistas o que
    me deixou amedrontado e com pena dos que lá
    deixei quando fui assaltado pela quinta vez
    por jovens armados que levavam meus carros e
    os livros do segundo período de psicologia
    que eu, preguiçoso, não levava para casa.
    Em todas as vezes os jovens estavam tão bem
    vestidos que mais pareciam filhos da gente, e,
    para não perder a viagem dei uma passadinha
    na Rua Machado de Assis, no Flamengo, pertinho
    da praia, onde passei uma boa parte da minha
    vida numa casa que hoje se transformou em um
    belo edifício.
    Viu, Sandra, o que a saudade faz com a gente?

    São dez e quarenta da noite e amanhã às 7h
    eu tenho dentista. Um beijo e boa noite,
    criança.

    .

    ResponderExcluir
  8. Eu dei opinião sobre um comentário
    seu, mas, infelizmente, não sei para
    onde o mandei, haja vista que saí às
    pressas para socorrer uma pessoa.

    Beijos e, tamo junto.

    .

    ResponderExcluir
  9. Fico aqui na vibração positiva, para que tudo esteja bem com a pessoa a quem foi socorrer.
    Excelente dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava sem tempo, mas não falei
      para ela. Fiz o que precisava ser
      feito e voltei aos meus afazeres.
      Beijos, moça. Beijos.


      .

      Excluir
    2. Será que o cuidador de flores é o
      mesmo que espanta os passarinhos?
      Acho que aquele que passarinho es-
      panta, não se espanta quando alguém
      chora como o urutau canta.

      .

      Excluir

Deixe seu contato para receber notificaçõe por e mail