POSTAGENS RECENTES NO BLOG

Amadora, metida a poeta. Não me levem muito a sério...rss!

QUANTO CUSTA PRODUZIR UM RICO?


Imagem: Pixabay

Não:  plantai batatas, ó geração de vapor e de pó de pedra; macadamizai estradas; fazei caminhos de ferro; construí passarolas de Ícaro, para andar, a qual mais depressa, estas horas contadas de uma vida toda material, maçuda e grossa, como tendes feito esta que Deus nos deu, tão diferente do que a que vivemos hoje. Andai, ganha-pães, andai; reduzi tudo a cifras, todas as considerações deste mundo a equações de interesse corporal, comprai, vendei, agiotai.
-No fim de tudo isto, o que lucrou a espécie humana? Que há mais umas poucas dúzias de homens ricos. E eu pergunto aos economistas-políticos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, a desmoralização, à infâmia, a ignomínia crapulosa, à desgraça invencível, à penúria absoluta, para produzir um rico.
-Que lhos digam no parlamento inglês, onde depois de tantas comissões de inquérito, já deve andar orçado o número de almas que é preciso vender ao diabo, o número de corpos que se tem de entregar antes do tempo ao cemitério para fazer um tecelão rico e fidalgo como Sir Robert Peel, um mineiro, um banqueiro um granjeeiro, - seja o que for;  cada homem rico, abastado, custa centos de infelizes, de miseráveis.
Logo, a nação mais feliz não é a mais rica. Logo, o princípio utilitário é a mamona da injustiça e da reprovação. Logo...

There are more things in heaven and earth, Horatio,,
Than are dreamt of your phylosophy.

Fonte: Viagens na Minha Terra (1846) - Almeida Garrett
Grifos de um leitor

8 comentários

  1. Adorei o texto.Faz pensar!
    Tens razão, aquela foto da despedida, faz chorar mesmo.Pena, mas a vida é assim!Agora estamos na praia, curtindo, descansando! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita a praia, sinta-se bem. Obrigada por visitar e comentar, chica!

      Excluir
  2. Como um texto tão antigo pode estar assim atualizado! Faz pensar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, muita coisa esta errada é desunamo e cruel! Há o suficiente para todos mas só alguns com sua ganancia são beneficiados. Sandra um ano novo cheio de realizações!
    Beijos

    http://podernasmaos-podernasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vania, Pra você também e para os seus!
      Estamos juntas em 2017, bora blogar!

      Excluir

Deixe seu contato para receber notificaçõe por e mail