POSTAGENS RECENTES NO BLOG

BRASIL ESCOLA (GRAFITE)

[ Dia 4 ]

"Temos a arte para não morrer da verdade."
Friedrich Nietzsche
O grafite surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.





A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
 Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
Por Eliene Percília
Pesquisa feita no site  http://brasilescola.uol.com.br/

4 comentários

  1. Lindo post! Adoro arte! Adoro grafite! E quando vejo na rua, admiro demais. Muito bom ver o grafite e tantos detalhes aqui no blog amiga. Parabéns! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ciana! Tem muito tempo que eu posto fotos...amo!
      Bjs!

      Excluir
  2. Gosto muito do grafite como arte, manifestação, cultura e, é bom saber que o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores do mundo.
    Obrigada, Sandra, pela excelente postagem, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir

Deixe seu contato para receber notificaçõe por e mail

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...