POSTAGENS RECENTES NO BLOG

REALEZA

Resultado de imagem para translado dos restos mortais de d. pedro ii
Resultado de imagem para restos mortais de dom pedro ii


Os restos dos imperadores lá chegaram em 1939, quando a construção do mausoléu foi concluída. Foram repatriados do panteão daIgreja de São Vicente de Fora, em Portugal, em 1925, durante as comemorações do centenário de nascimento de D. Pedro II e passaram alguns anos abrigados na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, àquela época a igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo. Já os restos de D. Isabel e do conde d'Eu foram lá inumados na década de 1950, repatriados do cemitério da comuna francesa de Eu. Os últimos restos a serem guardados foram os dos netos dos imperadores, trasladados do cemitério municipal da cidade em 1990.
Em estilo neogótico que acompanha o do templo onde se encontra, o Mausoléu Imperial é adornado com pinturas murais representando a coroação de D. Pedro II e sua partida para o exílio, por ocasião da proclamação da República do Brasil, em 15 de novembro de 1889. Os vitrais trazem as armas imperiais e figuras de santos católicos ligados à família imperial brasileira. Destaque para o trabalho escultórico das tumbas, em mármore branco.
O Mausoléu Imperial é uma das atrações turísticas mais populares da cidade de Petrópolis.

4 comentários

  1. Um lindo museu ,coisas interessantes a ver! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É na catedral S. Pedro de Alcântara que estão os restos mortais, Chica.
      Abraço,
      Sandra

      Excluir
  2. D. Pedro II amava o Brasil e antes de partir, após a queda do Império, pediu que lhe fizessem um travesseiro com terra deste país, para quando um dia viesse a morrer, pudesse descansar com sua cabeça apoiada sobre um pedacinho do solo brasileiro.
    Tenho curiosidade de saber se o travesseiro foi preservado, trazido junto com seus restos mortais e ali, no Mausoléu Imperial, depositado, conforme era seu desejo, ou se o tempo destruiu a relíquia.

    ResponderExcluir
  3. Vou procurar saber, Edward.
    obrigada pela visita.
    Forte abraço,
    Sandra

    ResponderExcluir

Deixe seu contato para receber notificaçõe por e mail