POSTAGENS RECENTES NO BLOG

Amadora, metida a poeta. Não me levem muito a sério...rss!

A casa dita mal assombrada ou "A casa dos sete erros!"


DESAFIO: ONDE ESTÃO OS ERROS? - A CASA DOS SETE ERROS

A casa não tem sete erros, e sim, sete diferenças. Desafio você a observar essas diferenças...

Erguida em 1884, a casa foi a residência da família do financista José Tavares Guerra, construtor do imóvel, e ainda pertence à família. Tavares Guerra também idealizou o projeto da casa, construída pelo engenheiro alemão Karl Spangenberger. Nas obras foi utilizada mão-de-obra de imigrantes alemães em lugar da escrava.
Outros detalhes dignos de interesse na casa:
  • Cerca de duzentos painéis distribuem-se por toda a casa, pintados ao longo de dez anos pelo pintor austríaco Carl Schäffer;
  • O lustre, da fundição francesa barbedienne, o mesmo usado no Palácio de Versalhes, na França, é em bronze, banhado à ouro;
  • Na antiga sala de música, as pinturas no teto recordam as viagens feitas por Tavares Guerra aos Alpes Suíços, África, Bagdá, Egito,Índia e Palestina. E suas paredes são todas revestidas por papel de ouro.
  • O espelho das portas, utilizado no século XIX como proteção para evitar que mãos sujas danificassem a pintura e a madeira, foram colocados em alguns quartos do segundo andar, também na parte de baixo da maçaneta, por causa das crianças.
  • O jardim é projeto do paisagista e botânico francês Auguste François Marie Glaziou, o mesmo projetista dos jardins da Quinta da Boa Vista, sendo o único no Brasil que ainda conserva traçado original desse paisagista.
  • A sala de jantar, toda revestida em madeira de jacarandá, é utilizada para concertos e tem como melhor definição a do compositor maranhense César Nascimento: “É um grande violão”. Foi ainda a primeira residência em Petrópolis a empregar luz elétrica, em 1896.
  • Fonte de pesquisa: visitarpetropolis.wordpress.com/tag/casa-dos-sete-erros/

Casa da Ipiranga também conhecida como Casa dos Sete Erros ou ainda Mansão de Tavares Guerra e Casa Petrópolis,[1]localiza-se na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Atração turística da cidade, o seu apelido decorre de pequenas diferenças entre os telhados e as janelas dos lados esquerdo e direito do seu alçado principal (fachada).[2] Desde 2006 está aberta às visitas do público.[3] [4] [5]
Erguida em 1884, a casa foi a residência da família do financista José Tavares Guerra, construtor do imóvel, e ainda pertence à família.[2] Tavares Guerra também idealizou o projeto da casa, construída pelo engenheiro alemão Karl Spangenberger. Nas obras foi utilizada mão-de-obra de imigrantes alemães em lugar da escrava.
A casa mantém suas características originais,[2] com alguns espaços requalificados, como por exemplo a cocheira, que, transformada em bistrô, conserva as divisórias do estábulo e até mesmo os cochos com alfafa para os animais. A sala de jantar, toda revestida em madeira de jacarandá, é utilizada para concertos e tem como melhor definição a do compositor maranhense César Nascimento:"É um grande violão". Foi ainda a primeira residência em Petrópolis a empregar luz elétrica, em 1896.[6]
Outros detalhes dignos de interesse na casa:
  • cerca de duzentos painéis distribuem-se por toda a casa, pintados ao longo de dez anos pelo pintor austríaco Carl Schäffer;
  • lustre, da fundição francesa barbedienne, o mesmo usado no Palácio de Versalhes, na França, é em bronze, banhado à ouro;
  • na antiga sala de música, as pinturas no teto recordam as viagens feitas por Tavares Guerra aos Alpes SuíçosÁfricaBagdá,EgitoÍndia e Palestina. E suas paredes são todas revestidas por papel de ouro.
  • o espelho das portas, utilizado no século XIX como proteção para evitar que mãos sujas danificassem a pintura e a madeira, foram colocados em alguns quartos do segundo andar, também na parte de baixo da maçaneta, por causa das crianças.
  • O jardim é projeto do paisagista e botânico francês Auguste François Marie Glaziou, o mesmo projetista dos jardins da Quinta da Boa Vista, sendo o único no Brasil que ainda conserva traçado original desse paisagista.
  • Fonte de pesquisa: Wikipédia

Passeando pela avenida Ipiranga, aqui em Petrópolis, vejo os casarões, cocheiras e toda uma linda arquitetura de época. Estou postando estas imagens com certo cuidado, pois não quero enganar você que me visita. Lamentavelmente, não é o que parece. Em si, é...mas esteja avisado quando visitar minha amada terra, de que as coisas poderiam ser bem melhores nessas terras imperiais!

Sandra May


Nenhum comentário

Deixe seu contato para receber notificaçõe por e mail