POSTAGENS RECENTES NO BLOG

Amadora, metida a poeta. Não me levem muito a sério...rss!

FRASES E IMAGENS (Pablo Picasso)


" A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica. " 
Pablo Picasso


Guernica

Pablo Picasso, frases, pinturas, painel Guernica
Dora Maar au Chat (Pablo Picasso)

Em arte, procurar não significa nada. O que importa é encontrar.
Pablo Picasso

Leia mais:http://quemdisse.com.br/frase.asp?frase=10201#ixzz3h78h1Ncl
QuemDisse.com.br - Mais de 250.000 frases, atualizado diariamente.

Pablo Picasso, oficialmente Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso (Málaga25 de outubro de 1881 — Mougins8 de abril de 1973), foi um pintorespanholescultorceramistacenógrafopoeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida adulta na França. Considerado um dos maiores e mais influentes artistas do século XX, é conhecido por ser o co-fundador do cubismo - ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída,1 2 o coinventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Senhoritas d’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.
Fonte:  Wikipédia, a enciclopédia livre.

FRASES E IMAGENS

"O que faço é tentar pintar com palavras as minhas fantasias diante do assombro que é a vida."
Ruben Alves




Todas as crianças são artistas. O problema é como permanecer um artista quando você cresce. Pablo Picasso


                                                   Obras de Paul Gauguin

RAZÃO DE SER


Escrevo. E pronto.

Escrevo porque preciso,

preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?
Paulo Leminski






Paulo Leminski Filho (Curitiba24 de agosto de 1944 — Curitiba, 7 de junho de 1989) foi um escritorpoetacrítico literário,tradutor e professor brasileiro.
Filho de Paulo Leminski II e Áurea Pereira Mendes. Mestiço de pai polonês com mãe negra, Paulo Leminski foi um filho que sempre chamou a atenção por sua intelectualidade, cultura e genialidade. Estava sempre à beira de uma explosão e assim produziu muito. É dono de uma extensa e relevante obra. Desde muito cedo, Leminski inventou um jeito próprio de escrever poesia, preferindo poemas breves, muitas vezes fazendo haicais, trocadilhos, ou brincando com ditados franceses1 2 .
Em 1958, aos catorze anos, foi para o Mosteiro de São Bento em São Paulo e lá ficou o ano inteiro2 . Participou do I Congresso Brasileiro de Poesia de Vanguarda em Belo Horizonte onde conheceu Haroldo de Campos, amigo e parceiro em várias obras. Leminski casou-se, aos dezessete anos, com a desenhista e artista plástica Neiva Maria de Sousa (da qual se separou em 1968). Estreou em 1964 com cinco poemas na revista Invenção, dirigida por Décio Pignatari, em São Paulo, porta-voz da poesia concretapaulista. Em 1965 tornou-se professor de História e de Redação em cursos pré-vestibulares, e também era professor de judô. Classificado em 1966 em primeiro lugar no II Concurso Popular de Poesia Moderna3 .
Casou-se em 1968 com a também poetisa Alice Ruiz, com quem viveu durante vinte anos. Algum tempo depois de começarem a namorar, Leminski e Alice foram morar com a primeira mulher do poeta e seu namorado, em uma espécie de comunidade hippie. Ficaram lá por mais de um ano, e só saíram com a chegada do primeiro de seus três filhos: Miguel Ângelo (que morreu com dez anos de idade, vítima de um linfoma). Eles também tiveram duas meninas, Áurea (homenagem a sua mãe) e Estrela Ruiz Leminski. De 1969 a 1970 decidiu morar no Rio de Janeiro, retornando a Curitiba para se tornar diretor de criação e redator publicitário.
Dentre suas atividades, criou habilidade de letrista e músico. Verdura, de 1981, foi gravada por Caetano Veloso no disco Outras Palavras. A própria bossa nova resulta, em partes iguais, da evolução normal da MPB e do feliz acidente de ter o modernismo criado uma linguagem poética, capaz de se associar com suas letras mais maleáveis e enganadoramente ingênuas às tendências de então da música popular internacional. A jovem guarda e o tropicalismo, à sua maneira, atualizariam esse processo ao operar com outras correntes musicais e poéticas3 . Por sua formação intelectual, Leminski é visto por muitos como um poeta de vanguarda, todavia por ter aderido à contracultura e ter publicado em revistas alternativas, muitos o aproximam da geração de poetas marginais, embora ele jamais tenha sido próximo de poetas como Francisco AlvimAna Cristina César ou Cacaso. Por sua vez, em muitas ocasiões declarou sua admiração por Torquato Neto, poeta tropicalista e que antecipou muito da estética da década de 1970.
Na década de 1970, teve poemas e textos publicados em diversas revistas - como Corpo EstranhoMuda Código (editadas por Régis Bonvicino) e Raposa. Em 1975 - e lançou o seu ousado Catatau, que denominou "prosa experimental", em edição particular. Além de poeta e prosista, Leminski era também tradutor (traduziu para o castelhano e o inglês alguns trechos de sua obra Catatau, a qual foi traduzida na íntegra para o castelhano).
Na poesia de Paulo Leminski, por exemplo, a influência da MPB é tão clara que o poeta paranaense só poderia mesmo tê-la reconhecido escrevendo belas letras de música, como Verdura.
Músico e letrista, Leminski fez parcerias com Caetano Veloso, o grupo A Cor do Som e o a banda de punk rock Beijo AA Força4 entre 1970 e 1989. Teve influência da poesia deAugusto de CamposDécio PignatariHaroldo de Campos, convivência com Régis BonvicinoGilberto Gil, Caetano Veloso, Moraes MoreiraItamar AssumpçãoJosé Miguel WisnikArnaldo AntunesWally SalomãoAntônio CíceroAntonio RisérioJulio PlazaReinaldo JardimRegina SilveiraHelena Kolody, Turiba, Ivo Rodrigues2 .
A música estava ligada às obras de Paulo Leminski, uma de suas paixões, proporcionando uma discografia rica e variada.
Entre 1984 e 1986, em Curitiba, foi tradutor de PetrônioAlfred JarryJames JoyceJohn FanteJohn LennonSamuel Beckett e Yukio Mishima, pois falava 6 línguas estrangeiras (inglês, francês, latim, grego, japonês, espanhol). Publicou o livro infanto-juvenil ‘’Guerra dentro da gente’’, em 1986 em São Paulo.
Entre 1987 e 1989 foi colunista do Jornal de Vanguarda que era apresentado por Doris Giesse na Rede Bandeirantes;
Paulo Leminski foi um estudioso da língua e cultura japonesas e publicou em 1983 uma biografia de Bashô. Além de escritor, Leminski também era faixa-preta de judô. Sua obra literária tem exercido marcante influência em todos os movimentos poéticos dos últimos 20 anos.
Morreu em 7 de junho de 1989, em consequência do agravamento de uma cirrose hepática que o acompanhou por vários anos.
Pesquisa feita em Wikipédia


AVISO AOS NÁUFRAGOS ((Leminski)

Esta página, por exemplo,
não nasceu para ser lida.
Nasceu para ser pálida,
um mero plágio da Ilíada,
alguma coisa que cala,
folha que volta pro galho,
muito depois de caída.
Nasceu para ser praia,
quem sabe Andrômeda, Antártida
Himalaia, sílaba sentida,
nasceu para ser última
a que não nasceu ainda.
Palavras trazidas de longe
pelas águas do Nilo,
um dia, esta pagina, papiro,
vai ter que ser traduzida,
para o símbolo, para o sânscrito,
para todos os dialetos da Índia,
vai ter que dizer bom-dia
ao que só se diz ao pé do ouvido,
vai ter que ser a brusca pedra
onde alguém deixou cair o vidro.
Não e assim que é a vida?

Paulo Leminski


Imagem: Pixabay




IMAGENS

Prédio no centro do Rio de Janeiro

Vista da praia de Icaraí- Niterói

Praia de Icaraí - Niterói
Baía de Guanabara vista de Niterói
Capela na Fazenda Samambaia em Petrópolis

Vista de outro ângulo

Vista do teto da capela de santo Antônio na Fazenda Samambaia
Lustre da Câmara dos Vereadores de Petrópolis

Lustre no Palácio Quitandinha ( antigo cassino )

Luminária de parede no Palácio Quitandinha em Petrópolis

Abajur do Palácio Quitandinha em Petrópolis (atualmente, sede do SESC)

Flores em Itaipava-Petrópolis-RJ

Como a vida é linda!!!

Mercado Municipal de Petrópolis (em reforma)

Com que olhos vemos a vida?


30 de julho de 2014


Algumas vezes, chove. Outras, faz sol!

6 de agosto de 2014


Ontem, quando saí, essas imagens me chamaram a atenção!

11 de agosto de 2014


Amanhece...

 Estou viva!!!VIVA

Olho pro mundo...

Laranjas em fundo de muro manchado 

O palco é todo do sol 

É fantástico! 

 Tudo


Dito 

...e feito!

13 de agosto de 2014
Sombras
















06 de novembro de 2014